José Guilherme Rosso - segunda-feira, 16 de maio de 2022
A societá amici d’Itália polesani nel mondo juntamente com o grupo da terceira idade Longa Vida, participou na tarde desse domingo dia 15 de maio de 2022 no tradicional desfile alegórico em comemoração da 65ª FESTA REGIONAL DO ARROZ que tem seu tema FAMÍLIA, TRABALHO e ESPIRITUALIDADE. Para comemorarmos juntos os 30 anos do nosso município, cidadãos que representam os filhos e netos dos imigrantes italianos que aqui chegaram em torno de 1890 com a finalidade de colonizar terras devolutas do sul do Brasil. Responsáveis pela fundação desta localidade, primeiramente chamada de Polesine em homenagem a cidade de 'Polêsine' no norte da Itália e depois com a escolha do padroeiro do lugar, São João Batista, passou a chamar-se São João do Polêsine. Uma homenagem especial aos formadores da nossa cultura e da nossa identidade ítalo Brasileira. Representaram a Società as Crianças levando o banner da entidade e a bandeira da Itália homenageando os imigrantes italianos, o grupo da terceira idade do município contribuiu entregando “GROSTOLI” como lembrança a comunidade presente.
No primeiro carro temos o Sr.
Romualdo Dalmolin, nascido em 1933, casado com Iria Priscila de Melo Dal Molin, filho de Simon Dal Molin e Santina Ferron , grande poeta e escritor , autor da letra do hino oficial municipal de São João do Polêsine.
Professor Dalveny Antonio Rambo nascido em 1930, casado com a Sra Vilma Brondani Arnutti , professor da escola João XXIII ,foi locutor das primeiras festas do arroz da cidade, pratica a arte do aeromodelismo como hobby .
No segundo carro temos as Sras:
Helena Bisognin Bressa– nascida em 1934, casada com Deolisio Antonio Bressa , filha de Teodoro Bisognin e Malia Esterse Bisognin. O que mais gostava de fazer era plantar e colher, a roça era um dos grandes prazeres da D. Helena.
Cláudia Marchesan Pilecco - nascida no ano 1931, possui hoje 91 anos, viúva de Armando José Pilecco. “uma vida dedicada à família, a agricultura e a comunidade Polesinense.” Nosso agradecimento especial pela dedicação com que fazia o risoto das festas.
Cecilia Bulegon sonego nascida no ano de 1927, hoje com 94 anos de idade, representando a flia sonego, viúva de José Pio sonego e com ele teve 8 filhos, 14 netos e 3 bisnetos, foi rainha da 3ª idade Longa Vida, agricultora e fotografa (fotos em preto e branco. Palavras dela “nunca deveríamos partir, sempre temos coisas novas para aprender”.
Gema Pradebon Bulegon nascida no ano de 1927, hoje com 94 anos de idade, viúva do professor João Bulegon, com ele construiu uma família com 12 filhos, 15 netos e 4 bisnetos. Suas palavras “sua família, seu maior bem.”
A diretoria da Società agradece imensamente todos os envolvidos e principalmente aqueles que nos representaram no desfile.